Jantar popular e debate sobre educação no RDA

Jantar popular e debate sobre educação no RDA

19-09-2012

Realiza-se na quinta-feira, dia 20 de Setembro, um jantar popular  (jantar comunitário vegano e livre de transgénicos) no espaço RDA, Regueirão do Anjos, nº69. Esta iniciativa é inteiramente auto-gerida por voluntários. Para colaborar, cozinhar, preparar a sala basta aparecer a uma Quinta-feira a partir das 16h30.

Na sequência do jantar, como habitualmente, haverá um debate, hoje sobre o tema da educação, cuja problemática é assim colocada:

«As relações entre a instituição escolar e o sistema de mercado em que hoje vivemos obrigam-nos a pensar a pedagogia vigente como uma técnica de castração do comportamente humano. Esta técnica está ao serviço da lógica do mercado, ou seja, a lógica que persegue o lucro, a exploração, a eficiência, a especialização. Por outro lado, será que a recusa de um sistema económico capitalista teria como consequência directa o repensar do paradigma educativo como ferramenta de endoutrinação?
Uma pedagogia que se idealiza como espontânea, criativa e livre raramente existe nas institucionais escolares no actual sistema educativo. No próximo jantar popular, dia 20 de Setembro, propõe-se uma conversa sobre Paideia - uma "escola" em que as lógicas de aprender apostam na felicidade e na liberdade, na solidariedade, na igualdade, na auto-gestão e em viver colectivamente livre.»

Os jantares populares do RDA são um projecto autónomo e auto-sustentável. As receitas do Jantar Popular representam o fundo de maneio do GAIA que mantém assim a sua autonomia. Contudo, é um jantar onde ninguém fica sem comer por não ter moedas e onde quem ajuda não paga. A contribuição sugerida são 3€.

Fontes
Editores: 
Artigo baseado em informação proveniente de movimentos sociais.
Secção: 
Etiquetas: