transportes

Dia de Luto Ferroviário com bloqueio de linhas marcou nova fase de luta

16-02-2013

Os trabalhadores ferroviários realizaram na quinta-feira, dia 14 de Fevereiro, uma jornada de «resistência e luto ferroviário», como forma de manifestar o seu protesto contra as medidas de redução de salários e pensões, a destruição da contratação colectiva e a retirada de direitos, entre os quais o direito ao transporte, existente como retribuição de trabalho há mais de 100 anos. Durante este Dia de Luto Ferroviário várias linhas de comboio foram bloqueadas em Coimbra, Lisboa, Porto, Barreiro, Entroncamento e Faro. Outros protestos estão a ser preparados para o início de Março.

Greve na CP: as razões dos trabalhadores

06-12-2012

Foi total a adesão dos trabalhadores à greve da CP, no passado dia 1 de Dezembro. A greve às horas extraordinárias prolonga-se até 2 de Janeiro de 2013. Os trabalhadores protestam contra a redução para metade no pagamento de horas de extraordinárias, ou seja, 1,80 euros por hora em média, e contra a gestão danosa da CP. O Sindicato dos Maquinistas veio entretanto prestar esclarecimento à população sobre as verdadeiras causas da supressão de comboios, que atribuem a uma «guerra laboral» por parte da administração da empresa.

Paralisação de carreiras fluviais no Tejo na terça-feira, 25 de Setembro

24-09-2012

O presidente do Sindicado dos Fluviais avisou que vão parar todas as ligações no Tejo durante a tarde de terça-feira, para realização de plenário  dos trabalhadores, após as reuniões com a administração da Transtejo se terem revelado «infrutíferas».

«Ao longo dos meses de verão existiram negociações com a Transtejo mas foram infrutíferas e em três não compareceu nenhum administrador. Nunca avançaram com nada e não negociaram», disse Artur Toureiro, citado pela Lusa.

Pages

Subscribe to RSS - transportes