Visita guiada à Aldeia das Amoreiras

Visita guiada à Aldeia das Amoreiras

06-10-2012

Visita Guiada à Aldeia das Amoreiras: DOMINGO, 7 OUTUBRO de 2012, das 10h às 18h

O GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) anuncia, para este domingo 7 de Outubro, uma Visita Guiada à Aldeia das Amoreiras, que dará a conhecer o seu Centro de Convergência, o projecto do GAIA no Alentejo. No âmbito do projecto Aldeia das Amoreiras sustentável - que faz dela um exemplo na direcção da sustentabilidade e de uma aldeia de sonho - o GAIA está a fazer uma detalhada caracterização da Aldeia, através de imagens, SIGs, questionários, incluindo um inquérito à população, elementos que vêm sendo recolhidos desde 2010.

Nesse ano, o Centro de Convergência organizou sessões de participação rua-a-rua para conhecer os Sonhos e as necessidades das pessoas da Aldeia. Já em 2007 fora criado o Centro Social da Aldeia das Amoreiras, no âmbito do projecto Centro de Convergência do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental. O Centro Social está aberto de segunda a sexta das 9h às 19h e aos fins de semana sempre que tem actividades organizadas (quase todos os fins de semana).

O Centro Social oferece gratuitamente, à população e visitantes, computadores, biblioteca, jogos e actividades, cinema e exposições. Adicionalmente o Centro Social acolhe e promove diversos workshops, cursos e acontecimentos culturais oferecidos por artistas, cientistas, malabaristas e vigaristas de todo o mundo, conseguindo proporcionar à Aldeia das Amoreiras um programa cultural e uma oferta de formação nunca vista numa aldeia com cerca de 200 habitantes.

A Aldeia das Amoreiras fica entre Odemira e Ourique, a 7 km da estação de comboio da Funcheira. O mapa da aldeia está disponível aqui.

A inscrição na Visita deste Domingo pode ser feita através dos contactos fornecidos no site do GAIA. O programa da visita prevê, ana parte da manhã, a visita à aldeia, almoço livre ou em restaurante (sob reserva), visita a uma horta, guiada por um agricultor tradicional, de tarde, e ainda a projecção do filme  “A liberdade da Semente” (2012) e discussão sobre o tema das Sementes,  por ocasião da Quinzena de Acção Mundial pelas Sementes Livres.

O GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) é uma ONGA associação ecologista, inovadora, plural, apartidária e não hierárquica. Esta visita faz parte das Iniciativas de Transição e Permacultura em Portugal e na Europa http://permaculturaportugal.ning.com/

Fontes
Editores: 
Artigo baseado em informação proveniente de movimentos sociais.
Secção: 
Etiquetas: