Estudantes em luta: manifestação dia 24 em Lisboa

Estudantes em luta: manifestação dia 24 em Lisboa

23-10-2012

Os estudantes do ensino básico e secundário vão manifestar-se na quarta-feira, dia 24, pelo “direito à educação”, o qual dizem estar a perder gradualmente. O protesto realiza-se às 14h00, e irá do Largo Camões até à Assembleia da República, tendo como palavras de ordem: "Para os bancos vão milhões, para as escolas só tostões" e "Estou farto disto, tenho direito a estudar".

A iniciativa partiu da associação de estudantes da Escola Soares dos Reis (Gaia), mas como o descontentamento é geral, foi organizada uma manifestação a nível nacional. Elsa Severino, estudante do 12º ano da Escola António Arroio (Lisboa), explicou ao Correio da Manhã as razões que levaram à organização desta manifestação.

"Está em causa a luta por benefícios que têm vindo a ser retirados aos estudantes, como o passe escolar, que só é atribuído aos alunos que beneficiam de Acção Social Escolar, deixando assim de fora vários alunos que também passam dificuldades financeiras", salientou. Os alunos reclamam também a falta de funcionários e professores em algumas escolas.

A introdução de exames de Português e Filosofia aos alunos do 12º ano nas escolas artísticas é também tema de contestação, pois estes alunos não se sentem preparados, devido à exigência horária exigida neste tipo de escolas.

Fontes
Editores: 
Este artigo contém informação proveniente de meios de comunicação comerciais; a sua fiabilidade não é garantida.
Secção: 
Etiquetas: