Error message

  • Notice: Undefined index: zen in drupal_theme_initialize() (line 100 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).
  • Notice: Trying to get property of non-object in _drupal_theme_initialize() (line 145 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).
  • Notice: Trying to get property of non-object in _theme_load_registry() (line 334 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).
  • Notice: Undefined index: zen in theme_get_setting() (line 1414 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).

Deputado do Syriza atacado à saída de um estádio

Deputado do Syriza atacado à saída de um estádio

16-12-2012

Na manhã deste domingo, Dimitris Stratoulis, deputado do Syriza no parlamento grego, foi violentamente atacado por três homens que afirmaram pertencer ao Chrysi Avgi (Aurora Dourada, o partido neonazi grego com representação parlamentar).

Stratoulis encontrava-se à saída dum estádio de futebol, onde tinha ido assistir ao jogo, quando foi atacado.

«Disseram-me: somos membros do Aurora Dourada e vamos matar-te. Começaram a dar-me pontapés e socos na cara e na cabeça.»

O agredido começou a gritar: «Sou Dimitris Stratoulis, membro do Syriza, e estou a ser atacado pelo Chrysi Avgi!». Finalmente alguns adeptos vieram em seu socorro. Dali foi levado para uma unidade de primeiros socorros e por fim para o hospital, a fim de ser examinado.

O deputado depositou queixa na polícia, descrevendo os agressores como 3 homens entre 30 e 35 anos.

O Syriza emitiu uma declaração contra o «ataque assassino» e pediu ao Governo que capturasse os culpados tão depressa quanto possível. O porta-voz do Governo e os membros da coligação no poder (Pasok e Esquerda Democrática) condenaram o ataque, classificando-o de «ataque hooligan e fascista». O Chrysi Avgi apressou-se a afirmar que nada tinha a ver com o incidente, rejeitando as acusações de Stratoulis.

Entretanto, noutros locais da periferia de Atenas verificaram-se confrontos entre manifestantes antifascistas e membros do Aurora Dourada, com intervenção da polícia.

Fontes

Keep Talking Greece, «Golden Dawn members attack and beat SYRIZA MP»

Ilustração de Zougla.

Editores: 
Artigo baseado em informação proveniente de movimentos sociais.
Secção: