Concentração 21 de Setembro em Belém: Conselho de Estado

Concentração 21 de Setembro em Belém: Conselho de Estado

19-09-2012

Os promotores das manifestações que reuniram, a 15 de Setembro, um milhão de pessoas em diversas cidades do país sob a palavra de ordem Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas convocam a realização de uma concentração junto à Presidência da República, na sexta-feira, quando estiver reunido o Conselho de Estado.

Cavaco Silva convocou o Conselho de Estado no dia 14 de Setembro, na sequência das medidas de austeridade anunciadas pelo governo para 2013 (entre elas o aumento da Taxa Social Única (TSU) de 11 para 18 por cento). Mas a odem de trabalhaos divulgada tem como o tema a `Resposta europeia à crise da Zona Euro e a situação portuguesa'. Nesta reunião estará também a presente o ministro das Finanças.

Nuno Ramos de Almeida, um dos autores do manifesto que originou os desfiles de sábado, disse à agência Lusa que a ideia da "vigília pacífica" junto ao Palácio de Belém ocorreu, entre outras, no final do desfile que decorreu em Lisboa, e que os organizadores admitem ter atingido os 500 mil participantes.
O objectivo, acrescentou, é "pressionar" para "inverter esta política" e conseguir a "alteração deste tipo de posições e de políticas da 'troika'" e a "desautorização" do Governo e da sua política de austeridade.

Fazem parte do Conselho de Estado Maria Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República; Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro; Rui Manuel Gens de Moura Ramos, Presidente do Tribunal Constitucional; Alfredo José de Sousa, Provedor de Justiça Carlos César, Presidente do Governo Regional dos Açores; Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira; António Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio; João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Maria Leonor Couceiro de Mendonça Tavares; Vítor Bento; António Bagão Félix; Francisco Pinto Balsemão, António Seguro, Luís Marques Mendes, Manuel Alegre e Luís Filipe Menezes.

Eis o texto da convocatória da concentração de dia 21:

«No dia 15 de Setembro o país tomou as ruas para dizer BASTA!, naquelas que foram as maiores manifestações populares desde o 1º de Maio de 1974. Exigimos o rasgar do memorando da Troika e a demissão deste governo troikista.
Se o governo não escuta, que escute o Presidente da República e o seu Conselho de Estado.
Não é não! 
Não queremos apenas mudanças de nomes, queremos mudanças de facto. A 21 de Setembro iremos concentrarmo-nos junto ao Palácio de Belém para demonstrar que 15 de Setembro não foi uma mera catarse colectiva, mas um desejo extraordinário de MUDANÇA DE RUMO! 
Que se Lixe a Troika! Que se Lixem os Troikistas! Queremos as Nossas Vidas!»

Lista das convocatórias noutras cidades:

Angra do Heroísmo:https://www.facebook.com/events/222707784525732/
Aveiro: https://www.facebook.com/events/318259324940143/
Braga: https://www.facebook.com/events/139079282905248/
Coimbra: https://www.facebook.com/events/172642522860485/

Fontes
Editores: 
Este artigo contém informação proveniente de meios de comunicação comerciais; a sua fiabilidade não é garantida.
Secção: 
Etiquetas: