5 de Outubro, data simbólica para o Congresso Democrático das Alternativas

5 de Outubro, data simbólica para o Congresso Democrático das Alternativas

05-10-2012


Decorre hoje na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa o Congresso Democrático das Alternativas, iniciativa de um grupo de cidadãos e académicos. As inscrições já atingiram o limite de lotação da sala, mas o evento será transmitido pela Internet através do site www.congressoalternativas.org.

O Congresso Democrático das Alternativas é uma iniciativa de cidadãos e cidadãs de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa, que se propõem debater as consequências económicas, sociais, políticas e culturais da adopção do Memorando de Entendimento e das políticas de austeridade. O programa detalhado pode ser consultado aqui

No respeito pela autonomia dos partidos políticos e de outros movimentos e organizações, pretende-se «reunir todos os que sentem a necessidade e têm a vontade de debater e construir em conjunto uma alternativa à política de empobrecimento consagrada no Memorando e de convergir na acção política para o verdadeiro resgate democrático de Portugal».

«O Congresso Democrático das Alternativas convoca a cidadania activa, as vontades progressistas, as ideias generosas, as propostas alternativas e a mobilização democrática para resistir à iniquidade e lançar bases para um futuro justo e inclusivo que devolva às pessoas e ao País a dignidade que merecem.»

O Congresso foi precedido de alguns debates preparatórias em diferentes cidades – Braga, Porto, Viseu, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora –, debates que ocorreram entre 21 e 26 de Setembro. Foram também publicados vários textos que constituíram contributos para o debate preparatório do Congresso Democrático das Alternativas nas suas cinco áreas temáticas:

Os textos são da responsabilidade dos respectivos autores e não comprometem o conteúdo das decisões que venham a ser adoptadas no Congresso.

Paralelamente decorrerá o «Congressito», destinado a crianças e com actividades de dinamização (leituras de livros, jogos, etc.) por parte de pais e outros voluntários.

* versão corrigida em 6-10-2012

Fontes
Editores: 
Artigo baseado em informação proveniente de movimentos sociais.
Secção: 
Etiquetas: