Error message

  • Notice: Undefined index: zen in drupal_theme_initialize() (line 100 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).
  • Notice: Trying to get property of non-object in _drupal_theme_initialize() (line 145 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).
  • Notice: Trying to get property of non-object in _theme_load_registry() (line 334 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).
  • Notice: Undefined index: zen in theme_get_setting() (line 1414 of /home/s000264/public_html/includes/theme.inc).

estivadores

Estivadores

Estivadores de Portugal (blog)

Estivadores de Aveiro (blog)

Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações e Juntas Portuárias
Rua Sapateiros 115,2º-E 
1100-577 LISBOA Lisboa

Manifesto dos estivadores, 21-09-2012, publicado durante a luta contra as alterações legislativas para o sector decretadas pelo Governo de Passos Coelho, sem acordo nem diálogo com os estivadores.

Estivadores europeus em luta contra desregulamentação furtiva do trabalho

16-12-2012

O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul vai prolongar até 7 de Janeiro a greve parcial, acrescida de recusa de qualquer serviço que tenha como origem ou destino o porto de Leixões, e pedir a declaração de inconstitucionalidade da nova lei para o trabalho portuário. Os representantes dos trabalhadores disseram no Parlamento que o diploma viola a constituição e a lei laboral.

Estivadores 2012-2013

07-12-2012

A luta dos estivadores reveste-se de invulgar importância na fase actual que o país atravessa, por dois motivos maiores. Primeiro, porque a distribuição, transporte e armazenamento dos produtos mercantis são um elo indispensável da cadeia comercial – os trabalhadores dos portos e dos transportes ocupam uma posição estratégica na cadeia de produção e distribuição. Depois, porque no centro da luta dos estivadores encontramos um conjunto reivindicações que interessam à generalidade dos trabalhadores portugueses – não se trata de uma luta limitada ao âmbito dos interesses corporativos e económicos daquele sector de trabalho. O que está em causa são os direitos e a dignidade do trabalho em geral.

 

Entrevista com estivadores

07-12-2012

O Tugaleaks publicou uma entrevista essencial para compreender muitos dos aspectos da vida laboral dos estivadores, do desgaste e do perigo de vida que correm constantemente, das suas condições de trabalho e das razões da sua luta. Deixamos aqui a ligação para a entrevista, aconselhando vivamente a sua leitura.

Estivadores europeus juntam-se à manifestação de dia 29 em Lisboa

28-11-2012

Amanhã, dia 29/11/2012, o parlamento vota uma proposta governamental de novo regime jurídico do trabalho portuário. Os estivadores respondem com uma manifestação que arranca da Praça do Município, em Lisboa, às 13h, e segue em direcção ao parlamento.
Participam nesta manifestação centenas de estivadores vindos de Espanha, França, Dinamarca, Suécia e Bélgica.
Recordamos neste artigo algumas das razões que opõem os estivadores ao Governo, há mais de ano e meio.

Informação ou contra-informação?

21-10-2012

Os jornalistas da Lusa e do Público fizeram greve reclamando que está em causa o direito dos cidadãos à informação. Na verdade o que eles exigem é o seu direito ao trabalho, como tantos outros trabalhadores. Mas estranhamente os jornais não dão conta da greve dos estivadores e da greve das refinarias da Petrogal. Parece que a informação dos grandes jornais só ouve a voz dos patrões. Afinal, que poder têm os jornalistas para garantir uma informação de qualidade?

Estivadores em greve contra precarização

24-09-2012

Os trabalhadores portuários estão em greve de 21 a 24 de Setembro, mas ao longo das próximas cinco semanas haverá mais paralisações, num protesto contra a revisão do regime laboral dos portos. Segundo o Manifesto dos Estivadores de Portugal, o governo celebrou um "simulacro de acordo" com sindicatos da UGT que representam menos de 20% dos trabalhadores. Os estivadores, cerca de mil, temem que as novas medidas signifiquem o desaparecimento de metade dos actuais postos de trabalho.

Subscribe to RSS - estivadores