editorial

Crime oculto: o factor de sustentabilidade das pensões

11-04-2013

Intensificam-se os ataques aos trabalhadores, em particular aos reformados e idosos. Já vamos em 2 (dois!) impostos sobre a velhice. Uma grande parte da população já não tem acesso aos cuidados de saúde universais que fizeram de Portugal um país civilizado. Vítor Gaspar, ministro das finanças, propõe uma extensão da idade da reforma para os 67 anos. Ficarão os movimentos sociais impávidos perante esta espécie de genocídio?

GNR forma parceiros civis ou potenciais chibos

04-02-2013

De norte a sul do país já foram formadas cerca de 1700 pessoas – autarcas, padres, agentes de IPSS, que junto das populações vão «melhorar a relação das populações com a Guarda, em especial no que se refere a acções de sensibilização e prevenção». Várias vozes se levantaram. Umas defendem que «não se tratava de formar pessoas para denunciar»; outras receiam que se esteja a reconstruir os extintos «informadores» da PIDE/DGS.

Governo prepara a morte do SNS?

30-12-2012

O secretário de Estado da Saúde deu à Lusa uma entrevista onde deixa entrever nova vaga de ataques governamentais contra o Serviço Nacional de Saúde (SNS). As suas declarações são feitas num tom insultuoso para a população em geral, que segundo ele abusaria do «potencial de ficar doente» e seria assim responsável por tornar insustentável o SNS. Estas declarações mereceram um comunicado de repúdio por parte do MSE (Movimento sem Emprego).

Precisa-se: donativos

13-12-2012
Ajuda a manter este jornal vivo!
O teu donativo é a forma de nos mantermos activos e independentes.

Greve geral – e depois?

15-11-2012

Temos um governo cercado que não há meio de cair nem de sair. Nenhum dos governantes ousa já pisar o espaço público, onde são invariavelmente apupados. Polícias, militares, reformados, desempregados e empregados, até empresários e autarcas, à esquerda e à direita, todos se têm manifestado contra estas políticas. A senhora Merkel foi nitidamente mal-recebida no país da hospitalidade. E assistimos ontem a um facto histórico: uma greve geral europeia. Qual foi a resposta dos poderes públicos aos protestos manifestados em toda a Europa? A mão pesada da repressão policial por toda a parte. Uma ofensiva concertada de poderes que nada têm de democráticos. Um mundo de pesadelo. O que fazer?

Informação ou contra-informação?

21-10-2012

Os jornalistas da Lusa e do Público fizeram greve reclamando que está em causa o direito dos cidadãos à informação. Na verdade o que eles exigem é o seu direito ao trabalho, como tantos outros trabalhadores. Mas estranhamente os jornais não dão conta da greve dos estivadores e da greve das refinarias da Petrogal. Parece que a informação dos grandes jornais só ouve a voz dos patrões. Afinal, que poder têm os jornalistas para garantir uma informação de qualidade?

Censura, manipulação e propaganda nos meios de comunicação social

07-10-2012

Torna-se cada mais evidente que os meios de comunicação – e em particular as televisões – são uma máquina de propaganda governamental ou empresarial. Esta máquina de propaganda caracteriza-se, muito simplesmente, por afirmar por palavras tudo o que os actos negam. É aquilo que Orwell chamou «novilíngua» no seu romance 1984 – a língua onde tudo significa o seu contrário.

Mais desempregados, mais desobedientes

03-10-2012

Neste artigo o MSE (Movimento Sem Emprego) procura mostrar a relação directa entre a crescente pobreza ou a falta de acesso a bens essenciais e a necessidade de avançar com formas de desobediência civil.

Junta-te a nós!

19-09-2012

Queremos fazer um tipo de informação que dê voz aos trabalhadores e aos movimentos cívicos; queremos ser independentes do poder político e económico. Para isso precisamos de gente disposta a trabalhar por esse objectivo.

Podes contribuir trabalhando directamente connosco, numa base regular. Ou simplesmente enviando-nos notas e contactos sobre os movimentos sociais em que participas.

Pages

Subscribe to RSS - editorial