Deputado do Syriza atacado à saída de um estádio

16-12-2012

Na manhã deste domingo, Dimitris Stratoulis, deputado do Syriza no parlamento grego, foi violentamente atacado por três homens que afirmaram pertencer ao Chrysi Avgi (Aurora Dourada, o partido neonazi grego com representação parlamentar).

Stratoulis encontrava-se à saída dum estádio de futebol, onde tinha ido assistir ao jogo, quando foi atacado.

«Disseram-me: somos membros do Aurora Dourada e vamos matar-te. Começaram a dar-me pontapés e socos na cara e na cabeça.»

O agredido começou a gritar: «Sou Dimitris Stratoulis, membro do Syriza, e estou a ser atacado pelo Chrysi Avgi!». Finalmente alguns adeptos vieram em seu socorro. Dali foi levado para uma unidade de primeiros socorros e por fim para o hospital, a fim de ser examinado.

O deputado depositou queixa na polícia, descrevendo os agressores como 3 homens entre 30 e 35 anos.

O Syriza emitiu uma declaração contra o «ataque assassino» e pediu ao Governo que capturasse os culpados tão depressa quanto possível. O porta-voz do Governo e os membros da coligação no poder (Pasok e Esquerda Democrática) condenaram o ataque, classificando-o de «ataque hooligan e fascista». O Chrysi Avgi apressou-se a afirmar que nada tinha a ver com o incidente, rejeitando as acusações de Stratoulis.

Entretanto, noutros locais da periferia de Atenas verificaram-se confrontos entre manifestantes antifascistas e membros do Aurora Dourada, com intervenção da polícia.

Fontes

Keep Talking Greece, «Golden Dawn members attack and beat SYRIZA MP»

Ilustração de Zougla.

Artigo baseado em informação proveniente de movimentos sociais.
Secção: