por LA
Mais de uma centena de pessoas ocuparam esta manhã, pelas 11 horas, as instalações da Fundação Catalunya Caixa em Barcelona para protestar contra os despejos de habitações.
A Plataforma de Afectados pela Hipoteca, que organiza a manifestação, alega que a empresa não quer negociar com os clientes que são incapazes de satisfazer pagamentos de hipotecas.
Os manifestantes reuniram-se pelas 10h30 da manhã na praça e quando entraram houve confrontos com gritos e empurrões com o segurança que estava na porta, que tentou barrar o caminho, apesar de muitos manifestantes mostrarem cartões de crédito que os identificaram como clientes.
Finalmente, tiveram acesso ao interior e instalaram-se no átrio do edifício.
Ada Colau, porta-voz da Plataforma de Afectados pela Hipoteca, disse que os ocupantes só querem falar e não sairão até serem ouvidos pelo presidente da organização.
Do lado de fora do edifício encontram também muitos manifestantes apoiando os que ficaram lá dentro.
(Notícia às 12h, hora de Lisboa, 5-11-2012)
Actualização: 3 horas depois, os ocupantes obtiveram um compromisso por parte da empresa de que avaliará situação das pessoas ameaçadas de despejo, cuja exigência é: que a entrega da casa salde a dívida. Vale a pena lutar!