educação

Espanha: estudantes do ensino secundário público fazem greve por 3 dias contra a reforma educativa

05-02-2013

Em Espanha, o Sindicato de Estudantes convocou três dias consecutivos de greve a partir desta terça-feira, 5 de Fevereiro 2013. No primeiro dia, a greve teve um apoio sem precedentes: 80% nas escolas e institutos públicos de ensino secundário. Os estudantes protestam contra a futura Lei Orgânica para a Melhoria da Qualidade Educativa (Lomce), que consideram uma «contra-reforma franquista», «segregadora» dos alunos e «privatizadora» do ensino de qualidade, e exigem a demissão do ministro da Educação e do Governo. Além da greve geral nas escolas públicas, estão previstas manifestações durante toda a semana, bem como protestos durante as tardes de quarta-feira e quinta-feira. 

Dando voz aos professores: 6 depoimentos

26-01-2013

Assinalando a manifestação de professores no dia 26 de Janeiro, ouvimos aqui as queixas e aspirações de 6 professores acerca do estado da Escola actual. O mal-estar é claro e reconhecido. Pedimos-lhes para que descrevessem o respectivo percurso profissional, as reivindicações mais importantes segundo o ponto de vista de cada um e, finalmente, que tipo de alternativas seriam possíveis pôr em prática para o ideal funcionamento do ensino em Portugal. Salienta-se a ideia de que o ensino foi essencialmente derrotado pelas finanças. E as medidas recentemente tomadas pleo Governo só prejudicam a qualidade da educação, o quotidiano das escolas, a democracia e o futuro dos jovens.

Manifestação dos Professores - Uma profunda indignação que não se pode calar

25-01-2013

Convocada pela FENPROF (Federação Nacional de Professores), a manifestação marcada para dia 26 de Janeiro em Lisboa vem protestar contra «a destruição da Democracia, da Escola Pública, da Profissão de Professor e das nossas vidas». Mário Nogueira, dirigente sindical apela a todos os professores para que não fiquem indiferentes, «quebrem silêncios» e venham à rua lutar contra esta «autêntica guerra» – a do Governo, do FMI e da Troika – que quer «despedaçar o nosso futuro». Este apelo dirige-se a todos os professores, sindicalizados ou não. Conheça aqui as razões de protesto dos professores.

Movimento «Em Defesa da Escola Pública no Oeste» denuncia favorecimento de colégios privados

11-12-2012
O Estado financia colégios privados tendo escolas públicas vazias. Cerca de 40 professores do movimento «Em Defesa da Escola Pública no Oeste» marcaram presença na última Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, de 20 de Novembro, onde acusaram os responsáveis pela organização da rede escolar das Caldas de terem privilegiado dois colégios privados com contrato de associação na atribuição de turmas, «optando pela subutilização da oferta da rede pública e, consequentemente, pela duplicação de despesa e desperdício de dinheiro público».

Estudantes, militares e empresários protestam em São Bento

25-10-2012

A contestação não pára. Na mesma quarta-feira, 24 de Outubro 2012, três protestos convergiram para a Assembleia da República. Pelas 14 horas, mais de uma  centena de estudantes do ensino secundário partiu da Praça Luís de Camões em direcção à Assembleia da República, gritando: "O passe escolar não é para cortar" ou "A luta continua, os estudantes estão na rua". Às 17h30 nos Restauradores, cerca de mil militares da GNR iniciaram uma manifestação que seguiu também para São Bento, clamando contra o orçamento de estado e outras questões profissionais. Entretanto, dentro do parlamento, o debate sobre a redução do IVA na restauração para 13% acabou com os gritos de indignação dos empresários do sector, tendo as galerias do Hemiciclo sido evacuadas. 

Estudantes em luta: manifestação dia 24 em Lisboa

23-10-2012

Os estudantes do ensino básico e secundário vão manifestar-se na quarta-feira, dia 24, pelo “direito à educação”, o qual dizem estar a perder gradualmente. O protesto realiza-se às 14h00, e irá do Largo Camões até à Assembleia da República, tendo como palavras de ordem: "Para os bancos vão milhões, para as escolas só tostões" e "Estou farto disto, tenho direito a estudar".

Estudantes do Porto exigem reposição do passe escolar

18-10-2012

Uma centena de estudantes manifestou-se no dia 17 de Outubro, quarta-feira, pela reposição do passe escolar que foi retirado neste ano lectivo. Os estudantes querem voltar a ter o desconto de que usufruíam no passe mensal. “É complicado para muita malta, nomeadamente a que vem de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Maia, pagar 60, 80 e 100 euros por mês para se deslocar ao polo universitário do Porto”, disse uma dirigente da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AEFBAUP), que teve a iniciativa do protesto e contou com a solidariedade de associações de estudantes de outras instituições, como AEESEP, AEFLUP, AEESMAE e AEFAUP.  

Alunos do Instituto Superior Técnico apupam ministro da Educação

03-10-2012

O Ministro da Educação, Nuno Crato, foi recebido ontem com protestos dos estudantes no Instituto Superior Técnico, onde presidiu a uma cerimónia que premiava o desenvolvimento da ciência em Portugal. Os manifestantes protestavam contra os aumentos dos passes escolares, das propinas, dos preços nas cantinas, e contra os cortes na Acção Social Escolar – factores que estão a obrigar muitos alunos a deixar a universidade. 

Professores de música contra a precarização

24-09-2012

A Escola de Música do Conservatório Nacional vai realizar uma reunião de Professores contratados no próximo dia 25 de Setembro, pelas 14:30 horas, no Salão Nobre. Da reunião deverão sair os Delegados à Comissão Nacional dos Professores Contratados do Ensino Artístico Especializado público, que se juntarão aos professores entretanto eleitos nas demais escolas - Conservatórios de Música de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola de Dança do Conservatório Nacional. Esta Comissão poderá já reunir, a nível nacional, nos dias 6 ou 7 de Outubro para dar início a um conjunto de diligências e formas de luta, que visam combater a precarização dos professores.

Jantar popular e debate sobre educação no RDA

19-09-2012

Realiza-se na quinta-feira, dia 20 de Setembro, um jantar popular  (jantar comunitário vegano e livre de transgénicos) no espaço RDA, Regueirão do Anjos, nº69, em Lisboa. Na sequência do jantar, como habitualmente, haverá um debate, hoje sobre o tema da educação.

Pages

Subscribe to RSS - educação