Manifestação global contra a austeridade a 13 de Outubro [1]
por LA
Vários trabalhadores das Artes marcaram uma Manifestação Cultural [2] - Que se Lixe a Troika [3] contra as medidas de austeridade, para sábado 13 de Outubro a partir das 17 horas, na Praça de Espanha em Lisboa. «Será um dia cheio de eventos, de música, dança, teatro, poesia, pintura e todas as formas de arte que materializem o espírito de insubmissão que se sente em todo o país». Participam mais de 30 grupos musicais, entre outras actividades. No Porto anuncia-se uma Panelada Global, às 15 horas na Praça da Batalha e concertos às 17h na Praça D. João. Ambos os protestos se associam ao protesto Global Noise [4] que decorre em diversos países no mesmo dia.
Um grupo de artistas juntou-se ao apelo «Que se lixe a troika! Queremos as nossas Vidas» (que convocou as manifestações dos dias 15 e 21 de Setembro) para lançar um grande evento cultural, pois «é imprescindível reagir, é impensável não o fazer». «Do encontro de vontades nascido nas mais recentes mobilizações surgiu a ideia de uma expressão cultural, uma manifestação marcadamente baseada nas artes e no espectáculo para contestar a austeridade e os seus implementadores: governo e troika».
O dia 13 de Outubro será um dia de protesto internacional, o Global Noise, em que estas iniciativas também se inserem: Em quase 200 cidades do mundo e 25 países «vamos fazer tanto barulho que não podem deixar de nos ouvir. De Madrid a Montreal, de Lima a Londres, das Caldas da Rainha a Dublin, vamos fazer tanto barulho que todos nos vamos ouvir!!».
Os promotores destes eventos apelam à participação de todos: «Traz e faz os instrumentos que te agradarem: tachos, tampas, reco-recos, buzinas, triângulos, funis. Às 17h00 e às 21h00, em conjunto, batemos, tocamos, cantamos, gritamos. Não nos calamos!»
Em 25 cidades de Portugal, estão ainda marcados outros eventos: o Final da Marcha contra o Desemprego [5] que irá reunir na Praça da Figueira pelas 16 horas as colunas vindas do Norte e do Sul; e a Manifestação Nacional - Contra as politicas de austeridade, devolvam-nos a Dignidade! [6], às 16h no Terreiro do Paço, bem como concentrações marcadas nas seguintes cidades:
Junta-te ao Global Noise! Faz-te ouvir! Intervém num destes eventos onde quer que estejas - em casa, no trabalho, ou até na estrada, manifestando a tua solidariedade global.